Controle de formigas em jardim

 

Origem


Acredita-se que o surgimento das formigas na Terra deu-se durante o período Cretáceo (há mais de 100 milhões de anos) e pensa-se que elas evoluíram a partir de vespas que tinham aparecido durante o período Jurássico.

Organização

Elas possuem várias castas, com funções específicas na manutenção da colônia (operárias, soldados, operárias do jardim) . Umas cortam e/ou carregam folhas, flores e ramos, outras cuidam da limpeza e da defesa da colônia, e outras ainda do cultivo do fungo e do cuidado com os filhotes, chamados larvas. As formigas da casta das "jardineiras", são responsáveis por carregar as folhas cortadas para o interior do formigueiro. Onde vive a formiga rainha. Esta, por sua vez, se encarrega de colocar os ovos durante toda a vida e, através de seus descendentes, perpetua a colônia.

Alimentação


Ao contrário do que se pensa, as formigas não se alimentam ingerindo as folhas que cortam (mas podem ingerir exsudatos açucarados destas folhas). Alimentam-se do fungo que elas cultivam dentro do formigueiro. As formigas da casta das "jardineiras", cortam as folhas e, ao fazê-lo, aproveitam para se alimentarem da seiva exudada. Estas folhas são carregadas para o interior do formigueiro, onde formigas de outra casta se encarregarão de triturá-las para o cultivo de um fungo de cor branca, base da sua alimentação. O fungo supre as necessidades alimentares de todas as formigas que vivem exclusivamente dentro do formigueiro, como as larvas, e da rainha.


Danos


Elas danificam as plantas, diminuindo sua área foliar que processa a fotossíntese e pode liquidar até uma árvore se o ataque for sucessivo. A formiga cortadeira não é a mesma que está associada às cochonilhas, outra inimiga nossa. A saúva tem cerca de 2 mm a 1,5 cm, com 3 pares de espinhos no tórax, enquanto a quenquém é de tamanho menor e possui 4 a 5 pares de espinhos. O ninho de saúvas tem grande quantidade de terra solta e podem ocupar cerca de 50 m2 e tem o nome peculiar de murundum. Abrigam aproximadamente 3 a 7 milhões de indivíduos, danos estimativos de amostragem. O ninho de quenquém é menor e pode atingir 2,0 m de profundidade, mais difíceis de atingir com venenos químicos e consegue abrigar cerca de 170 mil formigas.

Método de controle


Aplicar o defensivo Ecoatta, desenvolvido para combater as principais pragas que atacam as plantas sem comprometer o meio ambiente. FORMAS DE APLICAÇÃO EM INSETOS Formigas Saúva e Quem-Quem: Aplicar o ECOATTA diretamente sobre elas, ao longo de 2 à 3 metros do seu carreiro. Não adianta aplicar o produto no chão, sempre pulverizar os insetos. Formigas Caseiras: Pulverizar ao longo dos carreiros, mais ou menos 1 metro, diretamente sobre elas. O ECOATTA deverá atingir o corpo dos insetos. Obs.: Aplicar numa distância de 50 cm, para não afogá-las. Formigas Doceiras: Aplicar sobre elas, sem afogá-las com muito líquido, quando estiverem na louça suja, na pia ou no chão,procurando atingir o maior numero possível de formigas(mais ou menos 2 metros de carreiro). Formigões: Aplicar sobre as formigas que saem dos buracos, de trincas nas paredes, frestas em geral. Atingir sempre o corpo dos insetos. Formigas Lava-Pé: Cutucar o formigueiro até as formigas se alvoroçarem, dar uma boa pulverizada sobre as formigas, se o formigueiro estiver com ovinhos, deverá ser feita a aplicação 2 vezes. A primeira para matar as formigas já existentes e a segunda quando nascerem ás formigas dos ovinhos. Feito isso o formigueiro será exterminado.

 


Observação 1
Nunca utilize iscas em dias chuvosos, pois estas absorvem a umidade e acabam se tornando inadequadas para as formigas. Faça a aplicação de uma única vez.

Observação 2
Quando dispor as iscas, nunca coloque a mão nestas, pois o cheiro da pele repele as formigas e estas não carregam as iscas para dentro do formigueiro. Disponha o produto na trilha das formigas e nunca dentro do orifício por onde estas entram e saiam. Caso isto seja feito, as formigas irão retirar, uma a uma, as iscas para fora.

Observação 3
Se todos estes procedimentos forem realizados a chance de se ter um controle efetivo é grande. Mas, caso isto não aconteça, espere, no mínimo, 40 dias para realizar nova aplicação, ou contrate uma empresa especializada

Você também pode ser interessar por:

Entre em contato conosco

Envie críticas,sugestões para nós afim de podermos atendê-lo cada vez melhor, em breve responderemos seu email, pois para nós você é muito importante.

Contato