Cases

Farol da Barra – Salvador

Há anos, o cartão postal da cidade do Salvador sofria com um problema constante: a perda do gramado que compõe o seu cenário. Por se tratar de uma região de fluxo excessivo de pedestres, com visitação de turistas 24 horas por dia, a degradação da área verde do Farol da Barra tornava-se inevitável, uma vez que não possuía um sistema de irrigação apropriado. Outros agravantes, como o posicionamento à beira do mar, exposição a rajadas excessivas de vento e altas temperaturas, dificultavam ainda mais a conservação do gramado.

A Eco foi convidada para trazer uma solução desafiadora, dividida em duas etapas: recuperar o solo, que estava compactado e desgastado, e desenvolver um sistema de irrigação que se adequasse ao perfil do ponto turístico. Após a recuperação do terreno, um sistema de irrigação subterrânea, especialmente desenvolvido para o local, foi a solução implementada no gramado do Farol da Barra.

Os tempos de desperdício de investimento no local acabaram, graças à solução da Eco Irrigação e Jardim

Parede Verde – Parque da Cidade

“Lazer gratuito aos finais de semana.” Era isso que a população soteropolitana buscava há muitos anos. E graças à requalificação do Parque da Cidade do Salvador, hoje é possível contar com um local seguro e preservado para passar os finais de semana em família.

A Eco foi incumbida do paisagismo do local, mas o que destacamos foi a solicitação de presentearmos o parque com um novo cartão de visitas.

O projeto da nova Parede Verde foi ousado e desafiador, dado o curto prazo disponível. Por se tratar das vésperas da estação da Primavera, desenvolvemos, com a aplicação de tecnologias de irrigação e técnicas de paisagismo, a primeira parede verde totalmente composta por flores da cidade. Restando apenas 15 dias para o início da Primavera, data prevista para a inauguração da Parede Verde, iniciamos o projeto e cumprimos o prazo!

O projeto fez tanto sucesso que foi destaque em diversos veículos de comunicação, sendo selecionado, inclusive, para representar a cidade do Salvador no documento de cobrança do Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU), enviado para todas as residências da cidade do Salvador.

Sem dúvidas este projeto é motivo de orgulho extremo para a Eco Irrigação e Jardim.

Metrô – Avenida Paralela

Mais de 15 km de extensão e uma área verde total com mais de 500.000 m2. Sem dúvidas, o projeto do metrô da cidade do Salvador está na lista dos mais complexos já executados pela Eco Irrigação e Jardim. Um desafio marcado por muito planejamento, comprometimento da equipe de campo e prazos curtos para conclusão das etapas.

Quem trafega, hoje, pela Avenida Luiz Viana Filho, mais conhecida como Avenida Paralela, percebe a harmonia existente entre veículos e muita vegetação. Não é para menos, afinal, o projeto resultou no plantio de mais de 1.000.000 (um milhão) de arbustos e milhares de árvores, no canteiro central da avenida.

Mas não foi da noite para o dia que o projeto se concretizou. Ou melhor, quase! Por se tratar de uma das vias urbanas com maior fluxo de veículos, diariamente, e com o maior limite de velocidade permitido dentro da cidade (80 km/h), trabalhar durante a madrugada tornou-se rotina nesta execução. A logística para carga e descarga de insumos, vegetações e equipamentos, além do trabalho da equipe de campo para operar retroescavadeiras, carro munck e carros pipa foi desafiadora – principalmente considerando, em sua maioria, árvores com mais de 6 metros de altura.

A julgar pela sua dimensão e grande visibilidade, este é um dos projetos mais relevantes já desenvolvidos pela Eco, o qual agrega uma repercussão bastante positiva para a empresa.

Concha Acústica – Teatro Castro Alves

“Fazemos parte do projeto arquitetônico do berço da cultura soteropolitana.” Essa é uma afirmação que nem toda empresa ligada à área de projetos pode fazer – nós podemos!

Local de extrema importância para a cidade, o palco da Concha Acústica já recebeu artistas de fãs de diversas localidades do Brasil. De Caetano Veloso a Zé Ramalho. De Saulo a Los Hermanos. Luiz Caldas, Margareth Menezes, Novos Baianos, Elba Ramalho, Alceu Valença, Vanessa da Mata, Djavan, Ivete Sangalo, Nando Reis... a lista é imensa!

E, mais uma vez, a Eco foi convidada ajudar a trazer a solução adequada para o projeto: desenvolver uma tecnologia que reduzisse o peso do telhado que protege o palco e cobre o prédio que o integra. Como consequência, a cobertura deveria auxiliar na redução do consumo de energia utilizada no local. Como solução, vou realizada a implantação de um teto verde, com um sistema de irrigação subterrâneo automatizado, o qual beneficiou o teatro com a redução real em 5° (cinco graus) de temperatura, resultando num consumo abaixo do que antes acontecia com aparelhos, como ares-condicionados e climatizadores.