Implantação de Gramados Residenciais

 

PREPARO DO SOLO


Eliminação da vegetação existente:
A eliminação da vegetação existente pode ser feita através de capina manual ou mecânica, ou com a aplicação de herbicida não seletivo, como Glifosato (neste caso é conveniente a consulta de um técnico agrícola ou engenheiro agrônomo).

Descompactação e nivelamento:


Para possuir um gramado de melhor qualidade, é necessário que o solo esteja descompactado. Esta prática pode ser efetuada manualmente ou através de implementos. É importante também que o solo seja nivelado (seguindo as orientações do projeto paisagístico) antes do plantio da grama.

Correção de pH, fertilização e matéria orgânica:
É interessante que se faça uma análise do solo para servir de base para a determinação das quantidades de corretivos e fertilizantes a serem adicionados durante o preparo do solo. A utilização freqüentemente do fertilizante FORTH Plantio (na quantidade de 200g/m2) resolve os problemas de pequenas correções no pH, neutralização do alumínio (elemento tóxico ás plantas) e fornecimento dos nutrientes essenciais para um rápido enraizamento do gramado.

No caso de solos com propriedades físicas com grande deficiência, enviar um fax da análise de solo para a TECNUTRI para obter um suporte técnico para a situação específica.

Outro fator muito importante neste momento é a incorporação de um substrato (matéria orgânica). A matéria orgânica quando utilizada na implantação, melhora muito a qualidade final do gramado.


PLANTIO DO GRAMADO


Recebimento da grama:
“Ao receber sua grama, confira a quantidade e verifique sua qualidade”.

Descarregamento:
A grama deve ser descarregada com cuidado, procurando não quebrar os tapetes. Procure deixar a grama em local sombreado, protegida do sol direto e do calor intenso.

Plantio da Grama:
Recomendamos que o plantio seja feito o mais rápido possível, com o solo ligeiramente úmido, colocando os tapetes bem juntos uns dos outros e, logo após, irrigar abundantemente. Para facilitar uma melhor aderência do tapete ao solo, efetuar a passagem de um rolo compactador ou através da improvisação de “soquetes“ de madeira.

Rejuntamento:
“NÃO” recomendamos que seja feita a cobertura do gramado recém plantado com terra ou outro substrato.

Deve-se promover inicialmente apenas o rejuntamento entre tapetes com um substrato de qualidade próprio para gramados, diminuindo-se com isto o risco de contaminação do gramado com ervas daninhas.

IRRIGAÇÃO PARA O PEGAMENTO DO GRAMADO

Irrigação inicial do gramado:


Durante os primeiros 15 dias o gramado deverá ser irrigado diariamente de forma generosa, de preferência duas vezes ao dia.

São necessários no mínimo 10L/m² diariamente para a grama se instalar com o mínimo de segurança.

DICA


ATENÇÃO: Iniciar adubações de manutenção após 30 dias.

Você também pode ser interessar por:

Entre em contato conosco

Envie críticas,sugestões para nós afim de podermos atendê-lo cada vez melhor, em breve responderemos seu email, pois para nós você é muito importante.

Contato